Joan Miró- Materialização e Metamorfose

Dado que o nosso 1º  desafio-problema deste ano se refere sobre as utilidades da arte, a nossa turma realizou uma visita de estudo ao museu de Serralves e podemos analizar a pormenor as obras do pintor “Joan Miró”.

ma·te·ri·a·li·za·ção
substantivo feminino

Acto ou efeito de materializar.

ma·te·ri·a·li·zar Conjugar
(material + -izar)
verbo transitivo e pronominal

1. Tornar(-se) material. = CONCRETIZAR

2. Embrutecer(-se).

3. Tornar(-se) visível, tangível. = CORPORIFICAR

verbo transitivo

4. Considerar como material.

“materialização”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/materializa%C3%A7%C3%A3o [consultado em 01-12-2016].
Significado de Metamorfose
s.f.Mudança ou alteração completa no aspecto, natureza ou estrutura de alguém ou de alguma coisa; transformação.[Biologia] Transformação pela qual passam alguns animais que, no decorrer do seu processo de desenvolvimento, resulta numa forma e numa estrutura completamente diferentes das iniciais.[Figurado] Alteração de personalidade, modo de pensar, aparência, caráter.(Etm. do grego: metamórphosis.eos; pelo latim: metamorphosis.is)
Sinônimos de Metamorfose
Metamorfose é sinônimo de: mudança, mutação, transformação, transmutação.
“metarmofose”, in dicio [em linha], 2009,  https://www.dicio.com.br/metamorfose/ [consultado em 01-12-2016].

Pessoalmente, eu gostei da visita, foi envolvente e cativante observar uma exposição de obras artísticas em que o autor exprimia sentimentos profundos e rubuxos em símbolos (que podem ser considerados básicos, mas, na minha opinião, foi necessário muita inteligência, curiosidade e filosofia para a sua criação e por isso serem a meu ver considerados complexos).

Um dos fatores que mais gostei na exposição foi o modo peculiar como Miró queria demonstrar que não era necessário ter de encontrar um segundo significado para a arte, como os sentimentos que o pintor tinha quando estava a realizar o quadro ou o porquê de ele ter querido demostrar aquilo, para Miró a forma como se observa a arte é tão simples como se sente e por isso o seu minimalismo, para demonstrar universalmente e em geral o sentido da obra.

Miró, utilizou igualmente objetos já criados e “reutilizou-os” nas suas obras.

Equitativamente pode observar a maneira como Miró estava indignado e enraivecido com o valor que arte tinha, por isso destruindo parte de suas obras para evidenciar o valor atribuído á arte.

“Art is never finished, only abandoned.”- Leonardo da Vinci

“The painting rises from the brushtrokes as a poem rises from words. The meaning comes later.” -Joan Miró

“For me an object is something living. This cigarette or this box of matches contains a secret life much more intense than that of certain human beings.”- Joan Miró

“I feel the need of attaining the maximum of intensity with the minimum of means. It is this which has led me to give my painting a character of even greater bareness.”. Joan Miró

#

http://www.serralves.pt/pt/actividades/joan-miro-materialidade-e-metamorfose/

 

Anúncios

2 pensamentos sobre “Joan Miró- Materialização e Metamorfose

  1. Beatriz, fizeste uma abordagem muito diferente e surpreendente…Continuo a criticar a citação incompleta das referências bibliográficas. Corrige os erros ortográficos, por exemplo “analizar” e melhora a estrutura frásica.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s